terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Itaú: juros menores e carteira de crédito vão liderar expansão em 2012


SÃO PAULO - Depois de apresentar uma baixa anual de 5,07% no lucro líquido  do quarto trimestre do ano passado, a R$ 3,68 bilhões, o Itaú Unibanco (ITUB4) espera que o cenário de menores juros e crescimento da oferta de crédito imobiliário impulsione a expansão durante 2012.
A instituição terminou 2011 com uma taxa de inadimplência de 4,9%, subindo 0,7 ponto percentual nos 12 meses. Roberto Setubal, presidente-executivo do banco, acredita que o ciclo de corte na Selic promovido pelo Banco Central deve fazer com que esse índice caia durante o ano.
Ele ainda rechaça a ideia de que a perda em margemfinanceira, referente ao capital próprio da holding, perderá força por causa do juro básico em menor patamar. “Juros mais baixos e estáveis são melhores para nós enquanto banco do que mais altos e instáveis”, avaliou Setubal em entrevista coletiva na sede do Itaú.
Expansão da carteira
Quanto à carteira de crédito da instituição, Setubal acredita que uma grande impulsão continuará vindo do oferecimento de empréstimos imobiliários. No ano passado, foram R$ 13,45 bilhões para o segmento, o que representou uma alta de 66,7% no período. Em relação aos outros tipos de financiamento que o banco pratica, esse ainda é o menos relevante no balanço, o que possibilita uma aceleração mais intensa. As metas para este ano serão reveladas na próxima quarta-feira (8).
Esse crescimento passa também pelos esforços que a instituição está concentrando no atendimento ao cliente. Foram 123 agências inauguradas e 440 reformadas em 2011. Depois de a integração com o Unibanco ser finalizada no último mês do ano, com o fechamento do data center da antiga empresa, agora o foco será em inovação e produtos para os correntistas.
O processo durou aproximadamente três anos, e sugou grande parte das energias do Itaú. Uma reestruturação deve ser feita, e alguns postos de trabalho, fechados ou substituídos, para que os dois passassem a operar sobre a mesma estrutura de tecnologia - setor que trabalhou sempre com mais de 30% da sua capacidade, concentrado no assunto. “A integração foi a maior conquista do ano passado para nós”, revela o CEO.

Postado Por Alair Alcântara
Mensageiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails