segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ministro sírio viaja à Rússia para conversar sobre plano de paz



O ministro de Relações Exteriores da Síria, Walid al Moualem, chega nesta segunda-feira a Moscou para conversar com os dirigentes russos sobre o cumprimento do plano de paz apresentado pelo mediador internacional, Kofi Annan.
Segundo informou à Agência Efe um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, Moualem se reunirá na terça-feira com seu colega russo, Sergei Lavrov.
"A Rússia trabalha ativamente com Damasco para começar um processo de ajuste político. As tentativas de forçar uma solução na Síria desde o exterior somente conduzirão a uma escalada da tensão", disse Gennady Gatilov, vice-ministro de Relações Exteriores.
O diplomata russo afirmou que a "violência deve cessar", segundo citação divulgada pela agência oficial "Itar-Tass".
A visita acontece depois que o regime sírio de Bashar al Assad apresentou condições para cumprir com os seis pontos incluídos no plano de Annan, entre eles a retirada das tropas das cidades e o cessar-fogo.
Damasco, que tem até a terça-feira para aplicar o plano, exige garantias por escrito de que aqueles que considera como "grupos terroristas" cessarão a violência.
Annan se manifestou nesta segunda-feira "consternado pelos recentes relatórios que indicam um aumento da violência e das atrocidades em diferentes cidades da Síria".
A Rússia, que rejeitou os pedidos de uma renúncia do presidente sírio, Bashar al Assad, informou na semana passada que a Síria tinha dito já ter começado a aplicar o plano.
Além disso, o país pediu ao Conselho de Segurança que aprove o urgente envio de uma missão de observadores para garantir o cumprimento das propostas de Annan, tanto por parte do Governo como dos rebeldes.

Postado Por Alair Alcântara
Mensageiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails