quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ANP: produção de petróleo no País recua 2,8% em julho


Segundo a ANP, houve aumento de quase 1% na produção de petróleo quando comparada ao mesmo mês em 2010 e redução de 2,8% em relação a junho

Plataforma de petróleo na bacia de Campos

AFP
Na China, a Saipem fará a instalação de dois dutos e de um sistema de produção submarina
São Paulo - A produção de petróleo no Brasil em julho de 2011 foi de aproximadamente 2,077 milhões de barris por dia e 67 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, informou há pouco a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em seu Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural.
Segundo a ANP, houve aumento de quase 1% na produção de petróleo quando comparada ao mesmo mês em 2010 e redução de 2,8% em relação a junho. Já na produção de gás natural, houve crescimento de 7,2% sobre o mesmo mês de 2010 e redução de 0,6% na comparação com o mês anterior.
A redução na produção tanto de gás quanto de óleo foi motivada por paradas programadas para manutenção de plataformas nos campos de Marlim (P-20, P-35 e P-37), Parque das Baleias (FPSO Capixaba) e Albacora Leste (P-50). A restrição na produção de alguns poços no campo de Albacora Leste se deveu ao problema no sistema de compressão da plataforma P-50.
Dos 20 maiores campos produtores de petróleo, quatro são operados por empresas estrangeiras (Frade/Chevron, Ostra/Shell, Peregrino/Statoil e Polvo/BP Energy). Os três maiores campos terrestres produtores de petróleo e gás natural, em barris de óleo equivalente, foram Leste do Urucu, Rio do Urucu e Carmópolis, respectivamente. Em torno de 90,7% da produção de petróleo e gás foram produzidos em campos operados pela Petrobras.
No mês de julho de 2011, 303 concessões operadas por 25 empresas foram responsáveis pela produção nacional. Destas, 79 são concessões marítimas e 224, terrestres. Das 303 concessões, oito se encontram em atividades exploratórias e produziram por meio de Testes de Longa Duração (TLD) e outras dez são de campos licitados contendo acumulações marginais. O campo de Roncador foi o maior produtor de petróleo e o Rio Urucu, o maior produtor de gás natural. O grau API médio do petróleo produzido no mês foi de 23,9º.


Postado Por Alair Alcântara

Mensageiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails