quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ibovespa continua recuperação com ajuda de Petrobras e Vale



Papéis do Itaú Unibanco e da Porto Seguro também valorizam após sinal verde por parte do Cade

Salvar notícia
  (0)Views (429)
Frente de um Banco Itaú

Pedro Zambarda/EXAME.com
Ações preferenciais do Itaú registram queda de 25,7% em 2011
São Paulo – Ampliando seu movimento de valorização que já chega a 5,5% na semana, o Ibovespa subia 1,8% na máxima deste pregão, atingindo os 56.405 pontos. Mesmo com o recente movimento positivo, o principal índice da bolsa parece não escapar de uma desvalorização no mês de agosto (- 4,2%).
As bolsas americanas operam em alta, com o índice Dow Jones retornando para o território positivo neste ano, à medida que as esperanças de uma nova rodada de afrouxamento monetário do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e um aumento modesto na criação dos empregos pelo setor privado dos EUA em agosto encorajaram os investidores. Os ganhos em Wall Street colocam os mercados acionários no caminho para encerrar agosto com uma série de quatro sessões consecutivas de alta.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) iniciou na tarde de ontem a sexta reunião do ano para definir a taxa básica de juros, a Selic. Mesmo com o anúncio de que o governo vai aumentar o superávit primário, destinado ao pagamento dos juros da dívida pública, a expectativa dos economistas ouvidos pela Agência Brasil é que o Copom mantenha a Selic no atual patamar de 12,5% ao ano.
Este ano, o Copom elevou a taxa básica de juros em todas as reuniões. A Selic já acumula alta de 1,75 ponto percentual em 2011. O comitê eleva a Selic quando considera que a economia está muito aquecida, com trajetória de inflação em alta. Juros básicos elevados estimulam a poupança. Por outro lado, a taxa básica é reduzida quando o objetivo é estimular gastos para aquecer a atividade econômica.
Petrobras e Vale
As ações das duas gigantes da bolsa brasileira, Petrobras e Vale, operavam com ganhos e ajudavam no avanço do Ibovespa nesta quarta-feira. As ações preferenciais da Petrobras (PETR4) subiam 1,5% na máxima do dia, com papéis negociados a 20,87 reais. Já as ações preferenciais classe A da Vale operavam com alta de 1,7%, valendo 40,74 reais.
A estatal brasileira de petróleo confirmou hoje, por meio de comunicado ao mercado, que mantém conversas com a Vale a respeito de uma potencial operação envolvendo seus ativos nitrogenados situados no Complexo Industrial de Araucária (PR).
No entanto, até o momento, não há entendimento definitivo entre as empresas. Não foi celebrado nenhum acordo vinculativo que determine os termos e as condições da operação, segundo a Petrobras. A Vale Fertilizantes também enviou um comunicado ao mercado confirmando as conversas – e a falta de entendimento definitivo.
No mercado, também especula-se que a Petrobras e a Vale mantém conversas sobre a instalação de um megaprojeto – avaliado em até 4 bilhões de reais - de fertilizantes em Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails