quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Itaú Unibanco vê chances de Selic cair para 10% até final de 2012

Para instituição, Copom deve promover mais dois cortes de 0,50 pp até o fim do ano; se um cenário de inflação mais baixa se materializar, conselho deve buscar taxa de 10% no fim de 2012
Salvar notícia
Serra defende juros baixos e diz que BC não é "intocável"

Arquivo/Exame/EXAME.com
São Paulo - O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, deverá promover mais dois cortes de 0,50 ponto porcentual na taxa básica de juros até o final do ano, de atuais 12% para 11% ao ano. E se um cenário de inflação mais baixa se materializar, a autoridade monetária deverá buscar uma taxa de 10% no fim de 2012. As previsões constam de relatório em inglês assinado pelos economistas Ilan Goldfajn, Aurelio Bicalho e Caio Megale que o Itaú Unibanco enviou a seus clientes hoje.
Os economistas também fizeram para seus clientes uma avaliação sobre a decisão inesperada do Copom, que ontem cortou em 0,50 ponto porcentual a taxa básica de juros brasileira para 12% ao ano. De acordo com eles, a decisão surpreendeu não apenas o consenso entre os analistas, que esperavam que a taxa fosse mantida - o AE Projeções da Agência Estado consultou 72 analistas e todas esperavam manutenção da Selic - bem como o mercado futuro de taxas de juros, que teve um corte de preço de cerca de 0,25 ponto porcentual.
O Itaú Unibanco também chamou a atenção de seus clientes para o longo comunicado que seguiu ao término da reunião. "Na declaração, o comitê explicou a decisão como uma resposta à deterioração substancial nas perspectivas global, maior probabilidade de extensão da crise internacional, e o espaço limitado para a reação entre as economias avançadas", escreveram no documento os três economistas do Itaú Unibanco.
Eles lembram que no comunicado o BC ressalta que o "cenário internacional manifesta uma tendência de desinflação no horizonte relevante". Além disso, a "complexidade" no cenário internacional "vai contribuir para intensificar e acelerar o processo contínuo de moderação na atividade doméstica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails