sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Abalo provoca estragos na Nova Zelândia


Um forte terremoto de magnitude 7,2 atingou a Nova Zelândia nesta sexta-feira (3), informa o Serviço Geológicos dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Inicialmente, o centro havia informado que o tremor tinha magnitude 7,4.

O epicentro do tremor ocorreu a cerca de 30 quilômetros de Christchurch, na madrugada de sábado (4) no horário local. Localizada na costa leste, a cidade é a segunda maior do país, com uma população de 342 mil habitantes.

O terremoto foi seguido de outro forte tremor de magnitude 5,7, apenas 18 minutos depois, segundo o USGS. O segundo abalo ocorreu a 47 quilômetros de Christchurch, a uma profundidade de 17,4 quilômetros.

O forte tremor deixou sem energia elétrica várias partes de Christchurch, segundo moradores citados pela Rádio Nova Zelândia. As várias réplicas que se seguiram fizeram com que as autoridades evacuassem o aeroporto da cidade, que teve danos menores.

Não há informações imediatas sobre feridos com o tremor.

Não foi emitido alarme de tsunami para a região, segundo o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico.

Localizada entre as placas tectônicas do Pacífico e Indo-Australiana, a Nova Zelândia registra cerca de 14 mil tremores por ano, dos quais apenas 20 com magnitude acima de 5.


Postado Por Alair Alcântara


Mensageiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails