terça-feira, 28 de setembro de 2010

Datafolha aponta queda de Dilma e chances de 2o turno


2 horas, 33 minutos atrás
SÃO PAULO (Reuters) - A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, caiu três pontos percentuais em pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta terça-feira, que aponta aumento nas chances de um segundo turno na corrida presidencial.
PUBLICIDADE
Dilma aparece no levantamento com 51 por cento dos votos válidos, que excluem os votos brancos e nulos. Esse percentual ainda daria vitória à petista no primeiro turno. Mas, se considerada a margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos para mais ou para menos, o fim da corrida presidencial no próximo domingo passa a ser incerto.
A soma dos votos válidos dos demais candidatos, que era de 46 por cento, agora é de 49 por cento, de acordo com o levantamento do instituto publicado no jornal Folha de S.Paulo. Dentro da margem de erro a candidata petista pode oscilar de 49 para 53 por cento. Já a soma dos demais candidatos variaria de 47 a 51 por cento.
Ainda levando-se em conta somente os votos válidos, o candidato do PSDB, José Serra, aparece com 32 por cento e Marina Silva (PV) com 16 por cento.
De acordo com a sondagem, Dilma caiu de 49 por cento das intenções de voto, apuradas há cinco dias, para 46 por cento. Serra manteve os 28 por cento registrado na pesquisa anterior. Marina oscilou um ponto para cima e agora tem 14 por cento.
Declararam voto branco ou nulo 4 por cento e 7 por cento afirmaram não saber em quem vão votar.
Num eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a vantagem petista também caiu. Na pesquisa anterior feita pelo Datafolha, entre 21 e 22 de setembro, ela aparecia com 55 por cento das intenções de voto, e agora aparece com 52. Serra oscilou para cima na simulação, e foi de 38 para 39 por cento.
Na pesquisa espontânea, em que não é apresentada uma lista dos candidatos ao eleitor, Dilma aparece com 37 por cento, contra 21 por cento de Serra e 11 por cento de Marina.
DILMA PERDE PONTOS APÓS QUEDA DE ERENICE
Desde o último levantamento realizado pelo Datafolha antes da demissão de Erenice Guerra da Casa Civil, Dilma caiu cinco pontos, de acordo com o instituto. Nesse mesmo período, Serra oscilou um ponto para cima e Marina cresceu três pontos.
Erenice pediu demissão da Casa Civil após denúncias de tráfico de influência que envolviam ela e sua família. A ex-ministra foi secretária-executiva e braço direito de Dilma quando a petista chefiava a Casa Civil antes de deixar o governo para disputar a eleição.
O Datafolha apontou ainda queda ou oscilação negativa na preferência por Dilma em todas as regiões do país, assim como ascensão de Marina na maioria delas. Ainda assim, a petista lidera em todas as áreas.
No Sudeste, Dilma aparece com 41 por cento, contra 31 de Serra e 17 por cento de Marina. Na região Sul, a petista tem 39 por cento, ante 35 de Serra e 10 de Marina.
Nos Estados do Nordeste, a candidata do PT tem 59 por cento, contra 19 por cento do tucano e 11 por cento da verde. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, Dilma aparece com 44 por cento, Serra com 30 e Marina com 17.
O Datafolha ouviu 3.180 pessoas em 202 municípios na segunda-feira, 27 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


Postado Por Alair Alcântara


Mensageiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails