É o segundo ataque contra muçulmanos xiitas esta semana no país

Homem-bomba explodiu na cidade de Quetta durante uma manifestação (Banaras Khan/AFP)
O terrorista se infiltrou em meio a 450 pessoas e detonou seus explosivos
Mais de 40 pessoas morreram e pelo menos 70 ficaram feridas nesta sexta-feira, em um atentado suicida no Paquistão. Um homem-bomba explodiu durante uma cerimônia religiosa xiita na cidade de Quetta, região sudeste. É o segundo grande atentado no país esta semana, o que agrava a tensão sobre um governo já fragilizado por críticas frente à fraca reação contra as recentes inundações que atingiram milhares de pessoas.
De acordo com a polícia, o terrorista se infiltrou em meio às cerca de 450 pessoas que participavam no evento e detonou seus explosivos assim que alcançou a principal praça da cidade. A cerimônia celebrava o dia de Al-Quds, evento organizado em vários países pela comunidade xiita para protestar contra o controle de Jerusalém por Israel e para demonstrar solidariedade aos palestinos. Há versões que dão conta de até 46 mortos e mais de cem feridos, mas os números não foram confirmados pelas autoridades.
Malik Iqbal, chefe da polícia da província do Baluchistão, disse que os organizadores do evento foram alertados para a possibilidade de um ataque - e orientados a realizar a cerimônia em outro local. Já Sardar Khan, controlador da polícia, explicou que uma série de distúrbios violentos se seguiram ao atentado, e que os agentes foram obrigados a agir para acalmar a multidão. "Um grupo furioso tentou atear fogo a um prédio e a alguns veículos. Alguns estavam armados e atiravam para o ar. Também incendiaram bicicletas e motocicletas", contou.
O primeiro-ministro do Paquistão, Yusuf Raza Gilani, condenou fortemente o atentado, e exigiu a abertura imediata de uma investigação para apurar o incidente. A embaixada americana no país também emitiu uma declaração criticando o ocorrido. O Talibã paquistanês assumiu a autoria do ataque.
Postado Por Alair Alcântara
Mensageiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário