quinta-feira, 23 de setembro de 2010

As Farc perdem um de seus principais comandantes


‘Mono Jojoy’ foi morto em uma operação conjunta do exército colombiano

O comandante das Farc Jorge Briceño, o 'Mono Jojoy', coordenava suas tropas em San Vicente Del Caguan em 1998 Chefe militar do grupo terrorista (à direita) coordenava suas tropas em San Vicente Del Caguan (El Espectador / AFP)
Um dos chefes militares das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Víctor Julio Suárez Rojas, conhecido como "Mono Jojoy", morreu nesta quinta-feira em uma operação conjunta do Exército, da Força Aérea e da Polícia em uma região conhecida como La Macarena, em Meta. Segundo fontes da central estadual de inteligência e do Ministério da Defesa, o corpo foi identificado, mas ainda não pode removido, porque os confrontos continuam.
Tanto o Governo da Colômbia quanto o Departamento de Estado dos Estados Unidos ofereciam recompensas milionárias pela captura de "Mono Jojoy". Sua morte foi considerada o principal golpe na guerrilha marxista desde 2008, quando morreram seu fundador Manuel 'Tirofijo' Marulanda e seus líderes Raúl Reyes e Iván Ríos.
Conhecido também como Jorge Briceño Suarez, "Mono Jojoy" nasceu em 5 de fevereiro de 1953 em Cabrera, no departamento de Cundinamarca, e era um dos mais importantes membros da cúpula das Farc. O colombiano vinculou-se  como guerrilheiro ao grupo insurgente em 1975 e, atualmente, era considerado um dos rebeldes mais radicais entre os narcoterroristas.


Postado Por Alair Alcântara


Mensageiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails