terça-feira, 12 de outubro de 2010

Chile: início da subida de mineiros deve começar depois das 22 horas


Cápsula que vai trazer os trabalhadores à superfície precisa de mais testes. Os 33 estão soterrados desde 5 de agosto em mina no norte do país

12.10.2010 | Atualizado em 12.10.2010 - 20:23
Visualizações: 1106

Tamanho da letra: -A | +A
Submetendo seu voto...
Avaliação: 5.0 of 5. 2 voto(s).
Clique na barra de avaliação para avaliar este item.

Foto: AFP
O resgate deve durar entre 24 e 48 horas
Redação CORREIO
O ministro da Mineração do Chile, Laurence Golborne, afirmou, pouco antes das 20 horas desta terça-feira (12), que o início da subida dos mineiros soterrados no Chile deve demorar mais duas horas.
Segundo ele, o atraso ocorre porque será necessário fazer mais testes com a cápsula que vai trazer os 33, soterrados a quase 700 metros de profundidade, à superficie.
Mais cedo, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, havia previsto que o resgate dos mineiros presos desde 5 de agosto começaria por volta das 20h.
Em entrevista na mina, lotada de jornalistas e parentes e sob bastante expectativa, Piñera afirmou que o resgate deve durar entre 24 horas e 48 horas, dependendo dos procedimentos  que forem necessários.
Os mineiros -32 chilenos e um boliviano- estão a cerca de 700 metros de profundidade e serão içados à superfície na Fênix, uma cápsula especialmente preparada, através de um túnel cavado por uma perfuradora ao longo de 33 dias e que ficou pronto no último sábado.
Piñera também afirmou que a ordem da subida ainda deve ser definida, mas o primeiro mineiro a ser içado deve ser Florencio Avalos, de 31 anos.
Segundo em hierarquia entre os mineiros, Avalos combina experiência e juventude, o que o torna capacitado para resolver eventuais problemas durante a subida da cápsula. Ele deve ser seguido por Mario Sepulveda, de 39 anos, e pelo boliviano Carlos Mamani, de 23.
Piñera lembrou o terremoto de fevereiro, que provocou muitas mortes e danos à infraestrutura chilena, e disse que a sobrevivência dos mineiros até agora é um "milagre".
O atraso ocorre porque será necessário fazer mais testes com a cápsula
"A fé, a força, a coragem e a vontade destes 33 mineiros, de seus familiares, dos resgatistas, do governo do Chile e de todos os chilenos fizeram possível este milagre", disse. Ele disse que vai acompanhar o resgate ao pé do túnel.
"A fé moveu montanhas", disse Piñera. Ao lado da primeira-dama, Cecilia Morel, o presidente afirmou que espera que a "epopeia" dos mineiros na mina de cobre no deserto do Atacama tenha um final feliz.


Postado Por Alair Alcântara
Mensageiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails