terça-feira, 12 de outubro de 2010

Equipes chilenas testam cápsula antes de resgate de mineiros


Chile faz último teste com cápsula que irá resgatar os trabalhadores presos, há 68 dias, em mina a 700 metros de profundidade

Luísa Pécora, enviada a Copiapó, Chile | 12/10/2010 21:49
  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

Foto: AFP
Cápsula é testada antes do início dos resgates
Na última etapa de trabalho antes de começar o resgate dos 33 homens presos na mina San José, no Chile, equipes fizeram um teste com a cápsula "Fênix", que será usada para levar os mineiros à superfície.
A cápsula entrou no túnel de resgate e percorreu cerca de 65 metros. No momento em que a Fênix foi colocada, integrantes da equipe de resgate bateram palmas e cantaram "vamos, vamos mineiros, que esta noite vamos tirá-los daí".
Eles são observados por familiares dos trabalhadores, alguns dos quais seguram balões com a bandeira do Chile. O presidente do país, Sebástian Piñera, acompanha a operação de perto.
O 1º mineiro a ser resgatado é Florencio Avalos, de 31 anos, espécie de cinegrafista oficial do grupo. O resgate completo deve durar 48 horas e, nesse período, a entrada da mina ficará fechada e será aberta somente em caso de urgência.
Segundo o site do La Tercera, os próximos da lista serão Mario Sepúlveda Espinace, Juan Illanes Palma e Carlos Mamani Soliz.
Eles são considerados os quatro mineiros com melhor estado de saúde e mais ágeis, para que possam reagir a qualquer imprevisto. Os 10 mineiros mais debilitados deixarão a mina a partir da quinta retirada. Após o resgate, as vítimas serão levadas ao Hospital Regional de Copiapó em aeronaves ou ambulâncias.
Os trabalhadores serão retirados por meio de uma cápsula que será içada por uma grua. Para ajudar no resgate, primeiramente descerão um operador e um médico que avaliará o estado de saúde das pessoas.
Para o resgate, cada um dos trabalhadores recebeu um kit com macacão, jaqueta, manta, meias e roupas de baixo, além de um cinto especial para que pudessem ser monitorados pela equipe e um aparelho de computador que registra frequência cardíaca e sanguínea e pressão arterial. O traje, que tem a cor verde e o nome de cada mineiro bordado, foi confeccionado no Chile com material importado que absorve umidade e transpiração.
As primeiras cápsulas "Fênix" levam socorridas ao interior da mina para avaliar a condição física dos trabalhadores, que devem ser dividos em três grupos: os mais habilidosos tecnicamente, os mais debilitados e os mais fortes.

Mario Sepúlveda, de 40 anos, será o segundo trabalhador resgatado. Casado e pai de dois filhos ele também foi o responsável, nas últimas semanas, por gravar as imagens do interior do refúgio.
Carlos Mamani, de 24 anos, único boliviano entre os presos, deve ser o terceiro e será recebido pelo presidente Evo Morales. Solteiro, Manami trabalhava na mina chilena havia apenas 5 dias.


Postado Por Alair Alcântara


Mensageiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails