Por Cesar Illiano
ACAMPAMENTO ESPERANZA, Chile, 9 de outubro (Reuters) - O término da construção de um duto por onde serão resgatados os 33 mineiros presos em uma mina no Chile levou as autoridades chilenas a prever que o resgate dos homens acontecerá já na próxima semana. Familiares dos mineiros presos gritaram e choraram de emoção com a notícia de que está perto do fim a maior façanha de sobrevivência subterrânea.
Sirenes, buzinas e sinos foram ouvidos do lado de fora da mina, anunciando que a máquina havia terminado a perfuração e chegado aos 622 metros de profundidade, dando início à fase final da operação de resgate dos 32 trabalhadores chilenos e 1 boliviano, que estão presos no fundo da mina há mais de dois meses.
"Depois do rompimento (perfuração), a mina está perto de dar à luz. A montanha vai dar à luz a 33 homens. Logo esse inferno vai acabar," disse a esposa de Claudi Yañez, um dos mineiros presos, que está no acampamento no deserto, acompanhando a operação de resgate.
Em Santiago, o presidente chileno, Sebástian Piñera, disse que gostaria de compartilhar esse momento com os familiares, o que espera poder fazer, viajando para a mina na próxima terça-feira, já que na segunda-feira ele deve ir ao Equador.
"Espero que o resgate aconteça na próxima semana. Não importa se na terça, quarta ou quinta-feira. O que importa é resgatá-los vivos e com segurança e, para conseguir isso, não vamos poupar nenhum esforço," disse Piñera.
Espera-se que o presidente boliviano, Evo Morales, que comemorou no sábado o sucesso nos trabalhos de perfuração, esteja presente no momento do resgate. "Faremos qualquer esforço para chegar e receber nosso irmão boliviano," ele disse ao se referir a Carlos Mamani, natural de uma região rural perto de La Paz e que havia começado a trabalhar na mina poucos dias antes de ficar preso nela.
A emoção e alegria também contagiaram os profissionais encarregados da perfuração, que comemoraram com champanhe o momento em que chegaram ao fundo do duto, por volta das 8 horas da manhã, horário local.
"É estranho, mas levamos 33 dias perfurando o duto, para resgatar 33 mineiros. Ainda há um longo caminho a percorrer... mas completamos uma nova etapa, um passo importante nessa operação de resgate," disse a jornalistas o ministro de mineração, Laurence Goldborne.
Postado Por Alair Alcântara
Mensageiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário