sábado, 9 de outubro de 2010

Resgate de mineiros no Chile deve ocorrer na próxima semana


Engenheiros do Chile comemorando finalização de túnel de fuga para os 33 mineiros presos no subsolo após um desabamento dois meses atrás.
Zoom
Legenda: Engenheiros do Chile comemorando finalização de túnel de fuga para os 33 mineiros presos no subsolo após um desabamento dois meses atrás. (reuters_tickers)
Por Cesar Illiano
ACAMPAMENTO ESPERANZA, Chile, 9 de outubro (Reuters) - O término da construção de um duto por onde serão resgatados os 33 mineiros presos em uma mina no Chile levou as autoridades chilenas a prever que o resgate dos homens acontecerá já na próxima semana. Familiares dos mineiros presos gritaram e choraram de emoção com a notícia de que está perto do fim a maior façanha de sobrevivência subterrânea.

Sirenes, buzinas e sinos foram ouvidos do lado de fora da mina, anunciando que a máquina havia terminado a perfuração e chegado aos 622 metros de profundidade, dando início à fase final da operação de resgate dos 32 trabalhadores chilenos e 1 boliviano, que estão presos no fundo da mina há mais de dois meses.

"Depois do rompimento (perfuração), a mina está perto de dar à luz. A montanha vai dar à luz a 33 homens. Logo esse inferno vai acabar," disse a esposa de Claudi Yañez, um dos mineiros presos, que está no acampamento no deserto, acompanhando a operação de resgate.

Em Santiago, o presidente chileno, Sebástian Piñera, disse que gostaria de compartilhar esse momento com os familiares, o que espera poder fazer, viajando para a mina na próxima terça-feira, já que na segunda-feira ele deve ir ao Equador.

"Espero que o resgate aconteça na próxima semana. Não importa se na terça, quarta ou quinta-feira. O que importa é resgatá-los vivos e com segurança e, para conseguir isso, não vamos poupar nenhum esforço," disse Piñera.

Espera-se que o presidente boliviano, Evo Morales, que comemorou no sábado o sucesso nos trabalhos de perfuração, esteja presente no momento do resgate. "Faremos qualquer esforço para chegar e receber nosso irmão boliviano," ele disse ao se referir a Carlos Mamani, natural de uma região rural perto de La Paz e que havia começado a trabalhar na mina poucos dias antes de ficar preso nela.

A emoção e alegria também contagiaram os profissionais encarregados da perfuração, que comemoraram com champanhe o momento em que chegaram ao fundo do duto, por volta das 8 horas da manhã, horário local.

"É estranho, mas levamos 33 dias perfurando o duto, para resgatar 33 mineiros. Ainda há um longo caminho a percorrer... mas completamos uma nova etapa, um passo importante nessa operação de resgate," disse a jornalistas o ministro de mineração, Laurence Goldborne.


Postado Por Alair Alcântara


Mensageiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails