terça-feira, 17 de agosto de 2010

Barack Obama vai estar em Lisboa a 20 de Novembro


Presidente norte-americano vem a Portugal participar na Cimeira da NATO e no encontro anual entre UE e EUA.

Foto: bahianoticias.com.br
Leia Também

Lisboa - O presidente norte-americano, Barack Obama, vai estar na capital portuguesa, Lisboa, em novembro. Obama se deslocará a Portugal para participar da Cimeira da NATO e no encontro anual entre UE e EUA. A próxima cimeira UE/EUA está marcada para 20 de novembro, em Lisboa, anunciou hoje a Comissão Europeia. Ao mesmo tempo, a capital portuguesa vai acolher os Chefes de Estado e de Governo da NATO.

Bruxelas confirmou hoje que o presidente norte-americano, Barack Obama, estará presente na cimeira UE/EUA, juntamente com os presidentes do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, e da Comissão Europeia, Durão Barroso, informa o Diário Econômico.

Entre os objectivos da cimeira está a reafirmação da relação transatlântica, que segundo Bruxelas, inclui o compromisso de lutar contra o terrorismo e de prevenir a proliferação de armas de destruição maciça.

Os EUA e a UE representam, em conjunto, metade da economia global, pelo que a relação transatlântica tem uma importante componente económica.

Os dois blocos cooperam ainda em questões de política externa, como o processo de paz do Médio Oriente e a intervenção no Afeganistão, bem como na política para o Irão.

A Declaração Transatlântica estipulou, em 1990, a realização de uma cimeira anual entre a UE e os EUA, sendo que a de Novembro é a primeira desde a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, que criou o serviço de política externa europeu.


Postado Por Alair Alcântara


Mensageiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails