quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Israelenses estavam em seu país durante confronto, afirma ONU


Foto: Joseph Eid/ AFP Zoom Israel voltou a retirar as árvores na fronteira com o Líbano

Israel voltou a retirar as árvores na fronteira com o Líbano

Da Redação, com agências internacionais

mundo@eband.com.br

O governo de Israel obteve uma importante vitória diplomática na manhã desta quarta-feira. A força de paz da ONU no sul do Líbano (Unifil) disse que os soldados israelenses não invadiram o território libanês na terça-feira.

Na tarde de terça-feira, militares de Israel e do Líbano se enfrentaram, resultando em cinco mortos, sendo três soldados e um jornalista libanês, além de um oficial israelense. O confronto na fronteira gerou temores de que uma nova guerra entre os dois países pudesse explodir.

Beirute acusou Israel de ter cruzado a linha técnica na fronteira e violado sua soberania, enquanto os israelenses afirmam que uma patrulha queria apenas podar uma árvore, movimento que tinha sido coordenado previamente com a Finul, quando foi atacada em seu território pelos libaneses.

Reação

Logo após o anúncio da ONU, o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, repetiu o alerta ao Líbano de que seu país "terá de responder" caso seus soldados voltem a ser atacados.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, analisou com seu gabinete de segurança o enfrentamento ocorrido ontem. “O anúncio feito hoje pela ONU corrobora com clareza a versão israelense dos fatos. Nossa atividade de rotina ontem foi realizada inteiramente no sul da fronteira, do lado israelense, e o Exército libanês abriu fogo sem nenhuma provocação ou justificativa", explica em comunicado.

O premiê acusou ontem o governo libanês de ser o "responsável direto" do enfrentamento entre seus respectivos Exércitos na fronteira comum, que qualificou de "violenta provocação", e advertiu que seu país "seguirá respondendo com vigor toda tentativa de violar a calma em sua fronteira norte".

Poda

O Exército israelense levou um guindaste de volta para a zona de fronteira a fim de completar a operação de poda de árvores, que segundo os militares, vinha obstruindo dispositivos anti-infiltração.

A atividade na fronteira ocorre de forma tranquila até agora e, segundo a imprensa local, os soldados foram instruídos a responder a qualquer provocação.

Em uma tentativa de diminuir a tensão e evitar uma escalada bélica de maiores consequências, o Exército israelense participará hoje de uma reunião trilateral com forças libanesas e da Finul, com o objetivo de configurar linhas de atuação para impedir que enfrentamentos como o de ontem se repitam. As informações são das agências EFE e Reuters.



Postado Por Alair Alcântara



Mensageiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails