Multa será aplicada por causa de problemas registrados nos voos desde sexta (30)
Carolina Farias, do R7 no Rio

Veja imagens do caos aéreoCheck in da Gol lotado no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, na manhã desta segunda-feira
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) afirmou que deve multar a companhia aérea Gol em cerca de R$ 2 milhões pelos problemas registrados nos voos da empresa em todos o país desde a sexta-feira (30). A presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Solange Vieira, informou nesta quarta-feira (4) que a companhia está proibida de fazer voos fretados até que a situação dos atrasos se normalize. Esta é a maior multa já aplicada pela Anac, de acordo com a presidente.
Solange Vieria garantiu que a proibição vale apenas para os voos a serem contratados. Os fretados já fechados não serão proibidos para que os passageiros não sejam prejudicados, assegurou Solange.
De acordo com a Anac, a companhia registrava até as 14h30 desta quarta-feira uma média de 4% de voos atrasados. Solange afirma que a taxa é semelhante à média do setor e, por isso, estima que os voos fretados devem ser liberados já na quinta-feira (5), quando o problema dos atrasos estiver normalizado.
Solange afirmou ainda que a Anac não tinha como prever o problema porque os números não indicavam a situação. Ela afirma que a escala apresentava um número maior de funcionários e a quantidade de voos estava abaixo do apontado no final de semana anterior (dias 25 e 26 de julho).
O volume de arrecadação de multas pela Anac neste ano de 2010 também deve bater o recorde histórico, alcançando R$ 15 milhões até o fim do ano. A presidente da agência diz acreditar que multar as companhias ainda não é o melhor mecanismo para evitar descumprimento de horários e respeito à lei do consumidor.
- Desde que cheguei [2007] o melhor mecanismo para punição das companhias são as restrições [como a proibição de fretados e restrição de decolangens].
Com base no volume de voos fretados do último final de semana pela Gol - 130 -, a companhia deve deixar de fazer até amanhã aproximadamente 600 decolagens, de acordo com a Anac.
Na segunda-feira (2), 54% dos voos da Gol tinham atraso de pelo menos 30 minutos enquanto todo o setor tinha 27%. Já os atrasos de mais de uma hora, atingiam 34% dos pousos e decolagens da empresa enquanto todo o setor tinha 14%.
Na terça-feira (3), os atrasos de mais de meia horas da Gol já haviam caído para 38% e os de mais de uma hora, para 18%. Nesta quarta-feira, os atrasos de mais de meia hora estavam em 17% e mais de uma hora, 4%.
Por meio de nota a Gol informou que está cumprindo um plano de ação que apresentou à Anac e que acatará todas as instruções da agência. Em paralelo, a equipe técnica da companhia está implementando as correções necessárias na configuração do software que processa a escala dos tripulantes. A companhia também destaca que os voos já seguem sem atrasos.
Postado Por Alair Alcântara
Mensageiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário