quarta-feira, 4 de agosto de 2010

TRE promete concluir hoje julgamentos de registros





Antes do prazo - De acordo com o calendário eleitoral, julgamentos devem ser feitos até amanhã

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) entra hoje na reta final dos julgamentos de registros de candidaturas. Mesmo o prazo estipulado pelo calendário eleitoral terminando só amanhã, o presidente do TRE, desembargador João Maroja, garantiu que no Pará esta apuração se encerra na sessão de hoje. Cerca de 180 processos estão previstos para entrar em pauta, entre estes, os registros dos considerados "fichas sujas", como dos candidatos ao Senado Jáder Barbalho (PMDB), Paulo Rocha (PT) e a estadual Luís Sefer (PP). Todos três renunciaram ao mandato para fugir da cassação.

Um dos casos mais emblemáticos é de Jader Barbalho, que tenta uma vaga ao Senado. Ele responde a pelo menos cinco ações que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) por emprego irregular de verba pública, peculato, crime contra o sistema financeiro, falsidade ideológica, formação de quadrilha, estelionato e crime de lavagem. Porém, será pela renúncia ao cargo de senador, em outubro de 2001, que ele responderá à Justiça Eleitoral paraense.

Um ano antes do fim do mandato, Jáder tinha contra ele um processo de cassação recomendado por onze votos a quatro pelo Conselho de Ética do Senado, por conta dos escândalos de desvios de verbas públicas na época em que foi governador do Pará e um dos principais articuladores da Sudam. Ou seja, à luz do artigo 10º da Lei 135/2010, a Lei da Ficha Limpa, este é o último ano pelo qual esta condição o coloca como inelegível. Por isso, o Ministério Público Eleitoral ingressou com um pedido de impugnação contra a candidatura dele



Postado Por Alair Alcântara



Mensageiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails