quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Luz aumenta mais de 10%





CHOQUE NO BOLSO - Após Copom estimar alta da energia em só 1,5% no ano, Aneel autoriza novo reajuste

CAROLINA MENEZES

Da Redação

O conta de luz do paraense vai estar bem mais cara do que o previsto a partir de agosto. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou ontem o resumo de uma resolução que permite às duas distribuidoras atuantes no Pará, a Centrais Elétricas do Pará S/A (Celpa) e Jari Celulose S/A, o reajuste médio de 10,8% e 8,69% respectivamente. Apesar do Conselho de Política Monetária (Copom) ter anunciado em julho que o aumento não passaria de 1,5% até o fim do ano, na prática a história não foi bem assim.

"Esse é aumento que não foi ‘puxado’ pela concessionária. Infelizmente, de agosto do ano passado para cá, só a energia que compramos de geradoras de vários pontos do país tiveram tarifas reajustadas em quase 11%, dentre outros custos não gerenciáveis, como encargos setoriais e conta de consumo de combustíveis fósseis, por exemplo", justificou o diretor administrativo e financeiro da Celpa, Mauro Chaves.

A resolução deve ser publicada até o fim desta semana, e o aumento já tem prazo para começar a vigorar: 7 de agosto. A Jari Celulose S/A atende 2,3 mil unidades consumidoras em Monte Dourado e Almeirim (vilas Munguba, Planalto e São Miguel), enquanto que a Celpa está presente nos 143 municípios paraenses em 1,7 milhão de unidades.



Postado Por Alair Alcântara



Mensageiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails