terça-feira, 3 de maio de 2011

Documentos confidenciais sobre Bin Laden são publicados na internet

Foto: AFPZoomO saudita Osama bin Laden morreu na noite deste domingo
O saudita Osama bin Laden morreu na noite deste domingo

Da Redação, com AFP

mundo@eband.com.br

Um instituto de pesquisa em Washington publicou em um site documentos confidenciais liberados pelo governo dos Estados Unidos sobre o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, assassinado por forças de elite americanas no Paquistão neste fim de semana. Os documentos, muitos dos quais já haviam sido divulgados, estão agora reunidos no portal.

O Arquivo de Segurança Nacional, uma instituição não governamental da Universidade George Washington, indicou que os documentos mostram uma preocupação dos Estados Unidos com Bin Laden desde 1996, quando a CIA o considerou "um dos mais importantes patrocinadores financeiros das atividades terroristas islâmicas no mundo".

Entre os documentos liberados, há um perfil de Bin Laden de quase 400 páginas, compilado em 1999 pelo Laboratório Nacional Sandia, assim como uma conferência de agosto de 2001, entitulada "Bin Laden decidido a atacar os Estados Unidos", que utilizava uma versão alternativa de seu nome.
O aruqivo inclui um memorando fechado dois dias depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, no qual o então secretário de Estado adjunto, Richard Armitage, diz que caso Bin Laden seja responsável pelo ataque, o Paquistão deve romper todos os laços com o regime talibã e ajudar Washington a "eliminá-lo".

Osama bin Laden é morto no Paquistão


No final do dia 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou oficialmente a morte do terrorista saudita Osama bin Laden, líder da Al-Qaeda. "A justiça foi feita", disse em discurso histórico.
Osama bin Laden era procurado desde os ataques de 11 de setembro de 2001 contra o World Trade Center, em Nova York, e contra o Pentágono. Os ataques deixaram 3 mil mortos. A caçada ao saudita foi chamada de Guerra ao Terror e iniciada pelo então presidente  dos EUA, George W. Bush, que festejou a morte do terrorista.
Após meses de intensa e secreta investigação dos EUA, Bin Laden foi encontrado em uma mansão em Abbottabad, cidade próxima à capital paquistanesa Islamabad. Com forte esquema de segurança, a casa era avaliada em US$ 1 milhão. Segundo os EUA, Bin Laden resistiu às investidas e acabou morto com um tiro na cabeça. Seu corpo, então,passou por rituais islâmicos e foi jogado ao mar.
A morte do terrorista foi festejada nos EUA e saudada entusiaticamente pela comunidade internacional. No entanto, logo após o anúncio da morte, o Departamento de Estado dos EUA emitiu um alerta sobre o risco de violência antiamericana, deixando longe a sensação de paz.

Redatora: Bárbara Forte


Postado Por Alair Alcântara


Mensaggeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails