sexta-feira, 30 de julho de 2010

Criando um banner para o seu site


Gerenciando Blog

No artigo Divulgando seu blog: Parcerias, eu escrevi sobre as vantagens em divulgar seu site ou blog através de parcerias com outros sites. Neste artigo, vou mostrar como criar um banner (ou “selo”) para seu site, que poderá ser utilizado com mais eficiência nessa modalidade de divulgação.

O banner nada mais é do que uma figura representando seu blog, contendo um link para ele, e que será publicada em outros sites. A principal vantagem em divulgar seu site através de um banner é que uma imagem costuma chamar mais a atenção do visitante do que um simples link. Além disso, é uma possibilidade de escapar do “nofollow”, mesmo que ele esteja ativado no outro site. Como você já deixará pronto o link para o seu blog, este será um link sem o “nofollow”, e seguido pelo Google.

O processo de criação e divulgação do seu banner é bastante simples. Vou dividi-lo em etapas para facilitar seu trabalho.

1. Crie a figura para usar em seu banner

Para criar a figura que representará o seu banner, basta utilizar um editor de imagens. Você não precisa ter intimidade com programas complexos: até mesmo o Paint, que já vem instalado com o Windows, pode fazer o trabalho. O importante é seguir as orientações abaixo:

  • O banner do seu site deve seguir sua identidade visual. Assim, busque usar as mesmas cores e fontes do seu site, para que as pessoas possam identificá-lo ao olhar para seu banner.
  • O tamanho mais utilizado para o banner é 120 pixels de largura por 60 pixels de altura. Se você criar uma figura fora dessas dimensões, o outro site pode cortar ou deformar sua figura ao redimensioná-la.
  • Um GIF animado pode chamar mais a atenção do que uma figura estática – desde que seja bem feito. Mas, se decidir fazer um, tome o cuidado para não fazer algo extravagante demais.
  • Mesmo que você decida criar uma figura estática, salve-a no formato GIF. Caso você queira futuramente trocá-la por um GIF animado, basta substituir a figura atual onde ela está hospedada, e sua imagem anterior será substituída pela animação nos sites em que ela estiver publicada.

O banner do Gerenciando Blog está abaixo, como exemplo:Gerenciando Blog

2. Hospedando sua figura

Após ter criado sua figura, é necessário hospedá-la em algum local, para que fique disponível para todos os sites que desejem publicá-la. Se você já possui um serviço de hospedagem pago para seu blog, este passo é bem simples: basta fazer upload da imagem para uma pasta conhecida.

Caso você hospede seu blog numa plataforma gratuita, como o Blogger, é necessário hospedá-la em outro site. Até o possível hospedá-la no próprio Blogger, mas o endereço para a figura será extremamente longo e complicado para se divulgado.

Existem diversos serviços gratuitos para hospedagem de imagens na internet, como o Imageshack e o Photo Bucket. No entanto, não gosto desses serviços por um motivo simples: uma vez feito o upload da imagem, não é possível colocar uma nova imagem em seu lugar. Isso significa que, se um dia você quiser trocar a imagem de seu banner, precisará pedir a todos os seus parceiros para que alterem o link para ela.

Entre todos os serviços gratuitos que testei, minha escolha foi o http://www.webs.com. Nele, você pode criar um site e fazer upload das imagens. O ideal é que você o crie com o próprio nome do seu site ou blog original. Para fazer o upload da imagem que você criou, é só entrar na opção “File Manager” e acessar “Single File Uploader”. A imagem do selo do Gerenciando Blog fica hospedada em http://gerenciandoblog.webs.com/Gerenciando.gif.

3. Criando o código para divulgação do banner

O próximo passo é criar o código que você colocará em seu blog para divulgação do seu banner. O código irá criar dois elementos: na parte superior será exibido seu banner e na parte inferior uma caixa onde os seus parceiros copiarão o seu código.

Abaixo está o código que uso no Gerenciando Blog, que você pode tomar como base para criar o seu:


Gerenciando Blog" alt="Gerenciando Blog" src="http://gerenciandoblog.webs.com/Gerenciando.gif"/>

Os trechos que você precisa alterar estão colorido:

  • http://gerenciandoblog.webs.com/Gerenciando.gif – Endereço em que você hospedou sua figura (item 2).
  • http://www.gerenciandoblog.com.br – Endereço do seu blog.
  • Gerenciando Blog – Texto alternativo que aparecerá ao colocar o mouse sobre seu banner.
  • 180 x 50 – Tamanho da caixa que será exibida com o código do seu banner.

O resultado ficará similar ao abaixo:

Gerenciando Blog

4. Publicando o código de divulgação

Feito isso, o passo mais simples: basta adicionar um gadget de HTML/JavaScript em seu blog, adicionando o código criado no item 3. Quanto maior o destaque que você der ao banner, maior a chance dele ser visto e publicado em outro site.

5. Criando uma Política de Parcerias

Outra dica que dou – embora não seja obrigatória – é que você crie e divulgue uma Política de Parcerias para seu site ou blog. Por exemplo: qualquer site pode ser seu parceiro ou você evitará conteúdo ilegal? É interessante deixar todos os pontos claros, para evitar parcerias que não sejam interessantes para você.

Como exemplo, leia a Política de parcerias do Gerenciando Blog.

Pronto! Se você seguiu os passos, já tem um banner para o seu site. No início, a procura por parcerias pode demorar a aparecer. Com o tempo – e se você tem um site de qualidade – é natural que elas surjam. Outra possibilidade é você propor parcerias a outros blogs. É uma escolha pessoal.

Agora, se você achou este processo complicado, é possível fazer todo esse trabalho automaticamente em um site, embora haja algumas limitações. Para saber como fazer isso, leia o artigo Um banner para seu site de forma fácil.

E você, já tem um banner em seu blog? Como tem sido a troca de parcerias ou o uso dele? Deixe seu comentário!



Postado Por Alair Alcântara



Mensageiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails